Qual o tempo dos negócios? Precisamos a todo momento estarmos preocupados com o tempo da pressa e da ansiedade? Muitas vezes queremos que nossos negócios tenham resultado rápido. Gostamos desses tempos apressados de plantar hoje e já colher amanhã, um movimento que me lembra um pouco o uso dos agrotóxicos.

Por muito tempo eu me perguntei como era possível ter uma rotina encaixada aos meus tempos e que não me apressasse. Eu então cuidei de montar meu próprio negócio para que eu pudesse almoçar calmamente com a minha filha e a grande verdade é que eu me vi me apressando do mesmo jeito para almoçar rápido e logo voltar ao trabalho. Podemos sim ser empreendedores bem estressados e ansiosos, cheios de pressa mesmo em nossa própria casa. Isso porque estamos acostumados a querer resultados rápidos e instantâneos.

A verdade é que os movimentos da natureza não são assim estilo “fast food”, também não são lentos. São o tempo da natureza: o tempo de cada coisa no seu momento.

Por muitas vezes eu me vi apressando os processos, adiantando as etapas e indo rápido demais em busca de resultados. Só que quando estamos concentrados em ter resultados e mais resultados nos perdemos do próprio caminho e o que estamos executando agora perde o brilho e o motivo de ser e estar. Isso porque estamos lá na frente, pensando no resultado, e não no aqui e no agora cuidando do momento PRESENTE.

O tempo do negócio nos pede para entrar em sintonia com os tempos da natureza: nossa natureza interna, a natureza do dia e da noite, a natureza dos processos.

Nesse vídeo publicado em meu canal do youtube falo mais sobre o assunto e é uma alegria compartilhar essa percepção com você.

tempo do negocio

E aqui você pode ler um artigo sobre se manter em movimento, sem pressa, e se sintonizar com o plantio do seu negócio: https://coragemparaempreender.com.br/ideias-empreendedoras-sobre-nao-procrastinar/