O que é empreender? Como fazer com que meu empreendimento tenha crescimento constante? Quais passos devo seguir para empreender da forma correta e trazer benefícios para o meu negócio?

Essas são algumas das perguntas que todo empreendedor deve fazer a si mesmo. Definir o que é empreender vai muito além do que simplesmente abrir um negócio. O empreendedor deve ser inovador, criador, estrategista, otimista e produtivo, pensando sempre em como beneficiar a sua empresa.

o-que-e-empreender

Em outros momentos aqui no Coragem Para Empreender, comentei com você sobre como nós, empreendedores, sofremos de algo que se chama “miopia em marketing”. Esse é um mal que assola todos os empreendedores: a incapacidade de enxergar seu próprio negócio profundamente. Nos perdermos e não sabermos realmente o que é empreender.

~ e por que isso é motivo de atenção total? ~

Assim como nós somos seres que buscamos constantemente o autoconhecimento, também é fundamental “autoconhecer” nosso negócio e ter uma dimensão plena dos rumos, das metas, dos passos dados e da essência do que estamos fazendo.

Olhar o passo dado e avançar um pouco mais.
Olhar as ações de dia a dia e avançar um pouco mais.
Olhar os investimentos e avançar um pouco mais.
Olhar os planejamentos e avançar um pouco mais.
Olhar os avanços e celebrar!

Quando não conseguimos enxergar uma situação na qual estamos imersos com total clareza corremos sempre o risco de não buscar saídas e soluções que tenham resultados efetivos.

E um empreendedor desconectado da própria visão corre o risco de fazer barbaridades pelo caminho e perder o foco do significado de o que é empreender.

Vamos a uma autoanálise….

Meu negócio é um empreendimento virtual e, portanto, meu maior ativo é a lista de assinantes que eu tenho. Essa lista de assinantes são meus potenciais clientes e eles merecem meu maior esforço diário. Então já sei definir o que é empreender.

Mas o que acontece se eu parar de enviar conteúdos de valor para a minha lista de assinantes?

Simplesmente eles param de se relacionar comigo.
Simplesmente eles perdem o interesse no que eu faço.
Simplesmente meu negócio vai falir.

Todos os negócios têm igualmente seu ponto de sustentação, uma base da qual não podemos perder a atenção, um pilar fundamental capaz de fazer o negócio ruir ou avançar.

~ qual é o pilar do seu negócio? ~

Um empreendedor cego não enxerga o seu pilar, a sua base de sustentação, não enxerga o que é empreender,  e não consegue, portanto, cuidar de tudo com zelo, atenção e uma vontade imensa de fazer seu negócio ganhar asas e voar alto.

Sempre haverá pontos cegos, partes que são pouco claras, pontos que não enxergamos 100% bem, mas nossa busca enquanto empreendedor será sempre a de enxergar o máximo possível todas as situações e assim entender o que é empreender.

Para isso, faça sempre esse exercício:

Tenha um caderno para anotar seus planos.
Anote o cenário que está vendo hoje.
Anote os pontos fortes.
Anote os pontos que eram fracos e se desenvolveram.
Anote os pontos a desenvolver.
Anote estratégias para desenvolver esses pontos.

Agora é hora de seguir em frente em sua jornada.
Vamos lá.
Sempre em frente, sempre avante!
Grande abraço,
Paula.