O marketing tem como princípio levar uma mensagem de um produtor para um possível consumidor.

O uso do marketing digital em nosso empreendimento se tornou algo indispensável para alcançarmos bons resultados. Quais ferramentas de marketing digital devem ser usadas? Como usar as ferramentas certas?

ferramentas-de-marketing-digital

Podemos tornar esse conceito mais claro: o marketing tem como princípio criar uma ponte para que uma mensagem (que pode ser um produto, um serviço ou um conteúdo) saia das mãos de quem produziu e alcance as mãos de quem precisa dela. Isso é usar as ferramentas de marketing digital.

Vamos então deixar isso um pouco melhor…

De que forma as ferramentas de marketing digital podem ajudar quem empreende?

As ferramentas de marketing digital são é um instrumento para você criar uma ponte entre a mensagem que você produziu e aqueles que você quer que saiba da existência dessa mensagem, havendo a possibilidade de gostarem dela ou não.

Gosto muito desse conceito porque ele tira a ideia de que o marketing é como uma alma do mal que fica vagando pelo mundo fazendo suas vítimas. As pessoas não são tão vulneráveis assim para as mensagens que recebe, mas também não têm total capacidade de discernir sobre suas escolhas. Ou seja, as pessoas não são como fantoches, mas não estão completamente despertas sobre seus propósitos e sobre o que querem para suas vidas.

Essa espécie de desconexão que as pessoas vivem é super desfavorável quando elas são bombardeados por mensagens apelativas capazes de levá-las a consumir o que nem é tão útil ou necessário em suas vidas.

Um exemplo são as tantas mulheres lindas que hoje se submetem a cirurgias plásticas porque não estão satisfeitas com o seu corpo. Essas mulheres são tão bombardeadas diariamente com a mensagem de um padrão de beleza tão exigente que elas acabam aceitando a falsa ideia de que não estão tão bonitas assim.

Esse tipo de mentalidade não é gerada inocentemente, muito pelo contrário, ela é estimulada pelas mensagens que chegam pela mídia.

Quando vemos esse cenário podemos perceber o quanto as ferramentas de marketing, capazes de propagar esses padrões de beleza, são poderosas. Da mesma forma, ver pessoas que se perdem em dívidas para consumir produtos e serviços que não “cabem no seu bolso”, mas que para elas são indispensáveis e merecedores de seus investimentos.

A capacidade de fazer a pessoa “criar uma mentalidade” receptiva é uma das habilidades das ferramentas do marketing digital.

Podemos então fazer como por muitos anos eu fiz: ignorar esse mundo da publicidade e das ferramentas de marketing digital e taxá-lo como péssimo. Ou então podemos entrar nessa corrente e começarmos a oferecer coisas que realmente têm valor para as pessoas. Ao invés de produtos e serviços que não fazem a menor diferença na vida das pessoas e só as fazem gastar seu dinheiro, podemos oferecer produtos, serviços e principalmente mensagens que são carregadas de valor e podem despertar as pessoas para seu papel, sua vida com propósito, sua transformação pessoal e seu crescimento como ser humano.

Usar as ferramentas de marketing digital para levar esse tipo de mensagem, de conteúdo, não é uma causa negativa, muito pelo contrário, é algo muito bom. Use as ferramentas de marketing para levar sua mensagem a mais pessoas e faça a diferença assim.

Paula Quintão