Neste post, irei revelar algumas dicas muito importantes de como ser um empreendedor. Com este artigo em mãos, irá aprender quais passos a seguir e como traçar um caminho de sucesso. Como ser um empreendedor e empreender, pode ser mais fácil do que imagina. Vamos colocar em prática idéias e pensamentos inovadores que façam sua carreira decolar. Verá que empreender não é um alvo distante a ser alcançado. Quer saber como ser um profissional de destaque? Então preste atenção em tudo o que irá ler hoje.

Vamos a esse artigo. Reservei um horário bem tranquilo, estou ouvindo uma boa música, reuni alguns dos meus livros preferidos ao meu redor e busquei inspiração no que sei que fará a diferença a todos nós essa semana.

como-ser-um-empreendedor

Como ser um empreendedor?

No sentido de  entender como ser um empreendedor, uma lição tem que ficar bem clara: não interessa quanto dinheiro circulará por nossas mãos e nossas contas bancárias, interessa que tenhamos o suficiente para realizar o que sonhamos. Se precisa de um milhão ou dois milhões, não interessa. Tem que realizar o que deseja. E é nessa direção que caminhamos JUNTOS, e juntos iremos descobrir como ser um empreendedor e como empreender de forma correta.

Eu tive uma professora que vez ou outra me convidava a almoçar e dizia “hoje não vamos comer pelo preço”. Com ela aprendi uma das lições mais importantes sobre o valor das coisas. E, desde lá, venho cuidando a não viver experiências pelo que elas “custam” e sim pelo que elas “significam”.

Mantenha-se atento para as vezes que faz isso e observe que aos poucos elas ficarão mais esparsas. É a nossa colheita acontecendo. Acontece que nosso foco nunca deve repousar sobre a colheita, o foco está sempre no plantio. Assim a colheita vai acontecendo como parte natural do fluxo. E no material empreendedor de hoje vamos cuidar um pouco do nosso PLANTIO. Seu plantio está resultando em ser um bom empreendedor? A sua colheita está dando frutos?

Vamos cuidar do plantio que fazemos em nossos negócios e empreendimentos. Só assim entenderemos como ser um empreendedor de verdade. Através do seu plantio, seu empreendimento terá novos rumos. Ser um bom empreendedor dependerá de como está cuidando disso.

O que estou entregando em troca do dinheiro que quero pra mim?

No primeiro segmento, havia a ideia que é muito importante que você interiorize: o mundo capitalista é um mundo de trocas. Você oferece algo e troca por outro algo. Geralmente, uma das peças dessa expressão é o capital, o tão desejado “dinheiro na mão”, que é vendaval. Dinheiro que logo vai ser trocado por outro algo.

Muito bem.

Fácil.

Você oferece algo e troca por outro algo.

Um algo que geralmente é capital.

Esse é o mundo dos negócios.

Perguntinha siiiiiiimples, empreendedor: está oferecendo O QUE em troca desse dinheiro que quer chegar até você?!

Momentinho parada respiratória.

Nesse momento quero que pense NO QUE TEM A OFERECER. Se já sabe, ótimo. Se está em dúvida, vasculhe sua essência, enxergue o que mais gosta de fazer, encontre seu caminho mais agradável. Você não é um empreendedor à toa. Você tem um plano de entregas a fazer e quer contribuir ao o mundo entregando o que gosta e ama fazer. Mostrar que sabe como ser um empreendedor e faz isso valer a pena.

Encontre-se com sua essência e não perca de vista essa sua resposta. Faça uma boa lista com tudo o que sabe e gosta de fazer. O que pretende ser daqui em diante e como ser e agir a partir de hoje. E pode ter certeza de que tem gente no mundo querendo exatamente isso que oferece. Muitos estão se perguntando, assim como você, como ser um profissional de destaque no mercado? Como ser um empreendedor que faça a diferença?

Só precisa de um bom plano em direção a  alcançar essas pessoas. E faremos isso JUNTOS. Se tornar um empreendedor nem é tão difícil assim.

Foco, man!

Aí está você, sentadão em frente ao computador pensando em como vai se sentir impulsionado com esse material que acabou de receber. Ótimo que esteja aqui e ótimo que esteja fazendo essa leitura. Mas há algo que precisamos deixar às claras: quem te impulsiona não é esse material, é você e suas ideias que saltitam em sua mente. Este texto não fará tudo, não resolverá tudo, mas sua força de vontade, desempenho, idéias e pensamentos irão te levar a um nível muito alto, e consequentemente, crescer e saber como ser um empreendedor. E também se tornar um empreendedor como um dia já imaginou e sonhou ser.

Sua mentalidade tem que ser propícia com intenção de tornar real as ideias que estão aqui no papel. Mova-se, é o que quero dizer. Faça algo com o que recebe, é o que quero dizer. Crie pensamentos que vibram e acreditam em você, é o que quero dizer.

Vou aproveitar e contar a boa nova. Que já nem é tão nova, mas que fica guardada a sete chaves para que a gente se mantenha iludido. Sabe aquele elogio “nossa, ela é tão inteligente…!”. Pois é… já saiu de moda e não é considerado elogio.

Isso porque passou o tempo em que a sua inteligência contava para abrir as portas da esperança. Testes de QI, níveis de inteligência emocional, inteligências múltiplas e blá blá blá. Já foi o tempo que essa conversa abria portas.

Hoje, avançamos muito e sabemos que as portas são abertas graças à sua MENTALIDADE. E é sobre ela mesma que quero falar. A bendita mentalidade. E, no empreendedorismo, a mentalidade é essencial.

Mentalidade é tudo o que precisa para levantar voos bem altos. É a sua mentalidade diante desse material que vai impulsioná-lo. Isso porque é a mentalidade que faz ter foco, que faz persistir, que faz criar pensamentos repetitivos que podem derrubá-lo ou levá-lo além.

E eu tenho poder sobre a minha mentalidade? TOTAL PODER! Você comanda o jeito que pensa, comando o que sente. Só precisamos treinar, porque a escola não nos ensinou a fazer isso e por um tempo ficamos à mercê das emoções flutuantes.

Sua mentalidade pode sabotá-lo, pode fazer perder seu rumo, pode criar uma série de pretextos internos que só fazem afastá-lo cada vez mais do que sonha.

Sabe quando começamos a fazer um monte de tarefas inúteis com a intenção de satisfazer outras pessoas?

Sabe quando não conseguimos levar adiante um projeto que vai nos trazer bons resultados?

Sabe quando escolhemos dormir ao invés de fazer caminhada?

Sabe quando dirigimos loucamente buzinando a deus e o povo?

É tudo um pacto entre você e a sua mentalidade. Você permite. Você faz porque quer.

Para manter o foco sobre o que é realmente essencial terá que fazer um trabalho muito amplo e eu considero que esse passo é o mais incrível e “the best” de toda a nossa história juntos. O passo rumo ao FOCO. Porque esse é um passo rumo a um autoconhecimento muito profundo.

E aqui está o exercício a se fazer TODOS OS DIAS logo que acordar a partir de hoje. Se for preciso, imprima e deixe no criado mudo. Se for preciso deixe, no seu email como uma mensagem sempre a ser vista. Se for preciso, coloque na carteira escrito à mão.

Faça esse exercício e meio caminho estará andado. São três minutos e uma vida a salvo.

EXERCÍCIO DE FOCO

Feche os olhos. Concentre-se na sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo. Quando seu pensamento se desviar da respiração, volte a atenção ao ar que entre e a o ar que sai. Faça isso por 1 minuto. (somente 1 minuto)

Agora comece a se olhar por dentro. Com os olhos fechados, comece a examinar seu corpo por dentro, como se visse o funcionamento do cérebro, dos órgãos, das células, o sangue correndo pelas veias, as paredes do abdômen por dentro, faça uma exploração seguindo da cabeça aos pés. Esse é um mundo à parte que está em você em pleno funcionamento. Mantenha a atenção focada nesse mundo por mais 1 minuto. (são até agora 2 minutos de exercício).

Volte a sua atenção ao ar que entra e o ar que sai. Faça essa respiração focalizada por mais 1 minuto. (são 3 minutos e terminou seu exercício)
Não estamos no Clube dos Impulsionadores Místicos, pode ficar tranquilo, não está no endereço errado!

Acontece que irá perceber que nesses 3 minutos de exercício o tempo parece ser eterno. Respirar por 1 minuto, observar o corpo interior por 1 minuto e respirar mais 1 minuto é tempo que não acaba mais. É tempo que não tem fim. Chegamos a ficar angustiados nas primeiras vezes que fazemos o exercício.

E o que isso tem a ver com FOCO? Que falta de foco é exatamente percorrer caminhos INÚTEIS e queimar parte de um tempo que seria precioso a percorremos caminhos ÚTEIS.

Percorrer caminhos inúteis é perda de tempo total. E tempo a gente não compra na esquina. Tempo é o único bem que não conseguimos recuperar por milhão nenhum que esteja em nossas mãos.

Esse exercício, feito todas as manhãs, não só nos conecta com nossa essência (aquela que estamos tão interessados em entregar), mas principalmente ativa em nós a percepção de que o TEMPO é um bem precioso. Em apenas 3 minutos eu consigo mudar meu estado de espírito, eu consigo fazer uma grande exploração interior e consigo oxigenar meu texto a fim de deixá-lo resistente ao que vai encontrar durante o dia.

O QUE QUER PARA SUA VIDA?

Nem sempre é uma resposta fácil. Já logo digo: é uma das respostas mais difíceis. E se você está nesse Clube já deu um passo: sabe que espera mais da vida e não está seguindo pelo caminho anestesiado como um zumbi. Está desperto, temos aí um super ponto positivo.

O que quer da sua vida?

Minha lista tem cinco grandes coisas e sei que com o tempo essas grandes coisas podem se alterar. Isso não é um problema, e sim a solução. Altere seus planos se perderem o brilho.

Há uma pesquisa que provou que aquilo que sonhamos e está anotado em algum lugar tem mais probabilidade de acontecer. Se estatisticamente falando colocar no papel gera mais resultados sei que isso está muito ligado ao FOCO que temos sobre a meta.

A gente cria alguns limites porque pensamos que estamos adultos e passou o momento da vida em que  perguntamos “o que queremos da vida?!”. Só fazem essa pergunta quando somos crianças e depois esquecem de perguntar, como se ser adulto fosse ser definitivamente algo. É aí que está a frustração de tanta gente, como se não houvesse tempo de mudar as escolhas.

Coloque algo na sua cabeça: sempre é tempo de mudar tudo e recriar o mundo. E voltemos à questão: o que você quer ser? Quer ser um empreendedor? Como ser um empreendedor?

A fim de que fique bem à vontade em seus planos, já digo logo que na minha lista está “ser escritora mundialmente conhecida”. Parece grande demais euzinha me lançar no mundo diretamente dessa cidade fincada no meio da floresta? Nem um pouco grande demais. Nada é grande demais e sempre há passos simples com o objetivo de alcançarmos o que queremos. Os meus são:

  1. Escrever mais e mais para cada vez mais lugares;
  2. Publicar mais livros;
  3. Fazer com que mais pessoas conheçam meu trabalho.

Dentro desses passos há mil ações possíveis e diariamente é bom que eu esteja ligada nessas ações. Quando tenho FOCO eu monto minha agenda pensando em atividades que têm a ver com meus propósitos. Não vou colocar na minha agenda prioritária, por exemplo, atividades que não cruzam com esses meus propósitos.

Foco não é ficar como um louco fazendo mil e uma coisas, mas dar tiros certeiros e eficientes. Vamos aprender mais sobre tiros certeiros e eficientes ao longo desse ano, mas agora o importante é estabeleça O QUE QUER e QUE PASSOS PRECISAM SER DADOS PARA ATINGIR SUA META. Pense sem criar barreiras no que você quer. Pense detalhadamente nos passos. Seguindo esses passos, entenderá como ser um empreendedor e fará seu empreendimento dar certo. Então, tenha em mente que precisamos de foco para empreender, seja qual for sua área, foco sempre.

Vamos em frente com foco, com mentalidade positiva e confiando no plantio. Assim com certeza terá os caminhos certos a percorrer e será um empreendedor de sucesso.
Paula Quintão.