como-empreender-na-crise

Estamos diante de um cenário atual muito marcado pelo alarmismo da crise econômica e política. Jornais impressos e televisivos, sites da internet, grupos de discussão. O alarme é geral e está marcando todos os setores da economia. E então, como empreender na crise?

Temos duas opções diante desse cenário.

  • Entrar em grande alarde também, nos comportando com medo e muita instabilidade diante do cenário de mudanças.
  • Aproveitar as mudanças e transformá-las em oportunidades para nosso desenvolvimento como empreendedores.

Como empreendedores que somos, escolhemos a segunda opção: aproveitar as mudanças e transformá-las em oportunidade. Com isso, saberemos como empreender na crise e nos livrar dessa situação tão desagradável.

Observamos que em meio ao cenário de crise, o comportamento mais adotado é aquele em que as pessoas buscam pontos para se sentirem mais seguras. Imagine que diante da mudança as pessoas se sintam como num navio que está a afundar e para que possam se salvar elas se seguram umas nas outras ou em partes do próprio navio. Esse é, portanto, um cenário que motiva pessoas a se unirem e se apoiarem, encontrando soluções conjuntamente e usando dos laços de confiança para avançarem com seus objetivos.

Estamos vivendo tempos de intensas mudanças. E para sabermos como empreender na crise também exige muitas mudanças. Estamos no auge de uma profunda transformação planetária…Essa talvez, seja a mais profunda transformação que a Terra já experimentou. Ela tem se manifestado no mundo externo através das crises ambiental, econômica, climática, entre tantas outras. A palavra CRISE nos remete a sentimentos negativos, mas, na verdade, as crises contêm elementos preciosos para a transformação. … porque está a serviço da evolução da consciência humana. Em um nível mais profundo, a crise revela nossa LIMITADA PERCEPÇÃO DA REALIDADE. Significa que ALGO AINDA NÃO FOI COMPREENDIDO e precisa ser integrado à nossa visão de mundo. É uma oportunidade de aprendizado. Alguma coisa EM NÓS MESMOS PRECISA SER TRANSFORMADA para que possamos compreender melhor as coisas e ATUAR DE UMA NOVA MANEIRA. É hora de colocar ALGO NOVO em movimento…”

Estar diante de um cenário de mudanças não é um problema, e sim uma solução. É uma grande oportunidade para que as “verdades” que estavam postas sejam remodeladas, repaginas, reformuladas. Todos saem ganhando muito aprendizado diante de um cenário de mudanças, e com isso,  sabendo como empreender na crise.

Vamos em frente, empreendedores. Grande abraço,

Paula Quintão