Hoje, estarei falando sobre como elaborar um plano de negócio, um assunto que muito é discutido, mas pouco colocado em prática pelos empreendedores. Ao ler este artigo, você e a sua equipe estarão aptos a desenvolverem o seu próprio plano de negócio para a sua empresa e descobrir eventuais lacunas que poderão ser potencializadores importantes ao longo da sua jornada.

Aqui preparei um conteúdo com um plano de negócios que pode ser bem útil para dar seus primeiros passos como empreendedor. Um Roteiro Básico Para Planejar Um Negócio.

Somos empreendedores, queremos concretizar sonhos e é para isso que estamos aqui. O que queremos realizar? Essa é a meta que precisamos definir AGORA mesmo.

como-elaborar-um-plano-de-negocio

Como elaborar um plano de negócio consistente?

Anote agora mesmo. (Do it. Anda!)

Anote.

Anote.

Anotou?

Não deixe para depois. Encontre uma página onde seja possível fazer anotações sobre como elaborar um novo modelo de negócios. Se você não tem seu caderno definitivo para seus planejamentos, coloque num post it e cole na parede. Que seja um pedaço de papel de pão. Anote.

(te dou mais um minuto para ir anotar)

Será um minuto que gerará muitos benefícios para depois.

Essa anotação será aquela que vamos consultar daqui a alguns meses, anos. Pode apostar, seu foco será bem mais presente.

Planejando O Seu Negócio – Ato 1

Planejar é o passo inicial para tornar real o que você tanto quer. O bom planejamento começa na sua mente e precisa avançar para o papel. Se você gosta mais de escrever à mão, compre um caderno de planejamentos para você. Se gosta de digitar no computador, abra um novo documento para guardar seu planejamento (o segredo é respeitar alguns de seus gostos para que fique mais fácil se esforçar em outras coisas).

Há empresários que batem no peito todos orgulhosos por terem ótimos negócios sem terem sequer escrito uma linha de planejamento. Não se iluda, você precisa de um bom planejamento e aprender a como elaborar um plano de negócios. O plano de negócios é o coração da sua empresa, ele é a sua base para quando você fraquejar, para quando o mercado se modificar, para quando se sentir perdido, para quando quiser alçar voos mais altos. O planejamento é o coração do seu negócio, ok?! Se você já tem um planejamento, aproveite esse momento para atualizá-lo.

Agora vamos ao ATO I, nosso ato inicial para o planejamento do que vamos realizar. Descobrir inicialmente como elaborar um plano, é um dos passos mais importantes para o sucesso da sua empresa. Tenho aqui um breve roteiro que servirá de guia ou esqueleto para você montar seu próprio plano de ideias e realizações. É nosso guia inicial para um roteiro de negócios bem completo e promissor.

(arregaçou as mangas? respirou fundo? sabe que você está dando um passo fundamental? sabe mesmo? pois está, meu caro empreendedor!)

Roteiro de Como Elaborar um Plano de Negócios

Passo 1

O que é o seu negócio? Defina com o máximo de detalhes o que será o seu empreendimento.

Passo 2

O que você precisa fazer para a sua empresa alcançar voos altos? Defina quais são as necessidades para que sua atividade decole. Equipamentos? Mão de obra? Recursos financeiros? Liste tudo aqui. (pense grande, please!)

Passo 3

Quais são os produtos ou serviços que vai oferecer? Liste o máximo de produtos e serviços que você pretende oferecer. (lembra de quando falamos das nossas entregas na semana 2? Aqui está seu planejamento real de que entregas serão essas)

Passo 4

Qual é o seu público alvo? Descreva com o máximo de detalhes o seu público alvo. (esse será um dos assuntos da próxima semana, você vai caprichar nessa elaboração)

Passo 5

Quais as características do mercado que você pretende atuar? Para evitar pensar só em detalhes negativos, obrigue-se a pensar em 10 pontos positivos e 5 pontos negativos. (e alguns vão te dizer: não faça isso! Pense em 10 pontos positivos e 10 pontos negativos. E eu vou dizer: nada disso! ser realista não é sinônimo de ser negativo. Obrigue-se a enxergar os pontos fortes do seu mercado e você irá se preparar para criar boas estratégias para vivenciar esses pontos positivos)

Use seus últimos momentos do ano para elaborar esses passos, nem que seja só algumas linhas. Você terá oportunidade de reforçá-los nas próximas semanas.

Mãos em ação? Sim!
Que seja um lindo caminhar para você, empreendedor.
Você acredita no que faz, acredita nos seus sonhos e quer torná-los reais. Isso é fantástico!

Paula Quintão