Sabemos que para um negócio dar certo precisamos de clientes, de uma lista generosa de contatos para  que possamos divulgar nosso trabalho. Mas como atrair clientes nos dias de hoje?

Desde que iniciei meu negócio, eu percebi que o grande segredo do meu negócio era criar pontos de conexão e, assim, expandir meu horizonte.

Hoje, falarei de estratégias de como atrair clientes e como aumentar os pontos de contato.

como-atrair-clientes

#Estratégia 1

APAREÇA EM MAIS LUGARES

Quanto mais marcamos presença, mais reforçamos nossa existência para aqueles que já nos conhecem, como também criamos novos potenciais contatos. Comunicação é poder: apresente-se ao mundo mais e mais.

Hoje, o potencial da internet e o alcance das mídias digitais possibilita uma verdadeira revolução em nossos negócios, sejam eles físicos ou virtuais. Isso porque podemos usar os “anúncios” a nosso favor. Como atrair clientes se torna muito fácil através deste mundo virtual. 

No facebook, por exemplo, é possível patrocinar uma campanha com orçamentos muitos baixos e direcionar essa campanha para seu público específico – inclusive escolhendo a cidade em que você quer que aquele anúncio seja mostrado.

#Estratégia 2

SEJA AUTÊNTICO E ÚNICO

Encontre motivos para que as pessoas compreendam que você não é mais um no universo. Nenhum negócio é igual ao outro, mas há muitos negócios parecidos que geram uma sensação no cliente de “tanto faz se eu comprar aqui ou ali”. Lute contra esse pensamento do seu público. Mostre o motivo de ser escolhido. Seja único. Mostre que sua empresa sabe como atrair clientes certos.

Uma das maneiras potenciais de como atrair clientes e ser único é contar a nossa história em tudo o que fazemos. Por que eu vendo esses produtos? Por que esse negócio existe? Por que eu valorizo a presença do cliente?!

Encontre, em seu espaço físico ou virtual, uma forma de revelar suas histórias, seus gostos e razões para fazer como faz. O laço criado com o cliente dessa forma é muito especial e a chance de que ele saia por aí contando sua história para o mundo é muito grande.

#Estratégia 3

SEJA RELEVANTE

Ser relevante é fazer o importante, fazer a diferença. Não simplesmente cumprir seu papel da melhor forma possível – esse é seu dever – mas cumprir seu papel e ao mesmo tempo se posicionar como fundamental na vida de quem lida com seu negócio.

Vamos imaginar que Pedro tenha uma loja de sapatos. Como atrair clientes no caso dele? Ele tem duas opções: vender os sapatos como qualquer loja faz ou ser relevante para quem vai até lá. Como ele poderia ser relevante vendendo sapatos?! Provocando a diferença na vida das pessoas. Por exemplo… oferecendo mais informações sobre o calçado, sobre os materiais e o tipo de produção, promovendo dentro do próprio espaço físico da loja espaços com conteúdo sobre cuidados com os pés e com os sapatos, criando parcerias com sapateiros para reparos, pedicures para embelezamento, massagistas para os pés, ortopedistas para tratamentos. O Pedro assim faz mais que vender sapatos, ele se preocupa, autenticamente, em cuidar do bem mais precioso que entra em sua loja: os pés. Soube usar a melhor estratégia de como atrair clientes.

Mesmo que nenhum cliente use essa rede de serviços mobilizada pelo Pedro, todos vão perceber que ele faz a diferença.

Assim também em nossos negócios. O que podemos fazer para ser mais relevantes?! 

#Estratégia 4

FIQUE MARCADO NA MEMÓRIA

O que é a memória…?! É o que mora em nós. É o que guardamos em nossa mente porque de alguma forma nos marcou. O nosso dia a dia é sempre muito repetitivo e quando algo diferente nos acontece, geralmente, desperta nossa atenção. A mente trabalha sempre em estado muito relaxado, pois na maior parte do tempo está repetindo processos.

Quando conseguimos nos posicionar e gerar em nosso público/cliente/audiência uma sensação nova, inusitada, e ao mesmo tempo agradável, estamos ficando em sua memória. Estamos mostrando que sabemos como atrair clientes.

E por que ficar na memória do nosso cliente é uma estratégia para criar pontos de contato?

Porque, ao fazer isso, você firma um ponto de contato e gera potenciais novos pontos de contato, pois há chances que essa pessoa comente sobre você. Ou seja, você estimula o velho conhecido “boca a boca” e, ao mesmo tempo, fortalece os laços, fidelizando.

#Múltiplas Estratégias

CRIE SUAS ESTRATÉGIAS

Criar estratégias para ter seus próprios pontos de contato e saber como atrair clientes é muito simples: basta imaginar seu negócio expandindo pouco a pouco, alcançando mais pessoas.

A pergunta que você pode se fazer, diariamente, é…

~ como posso, hoje, mostrar para uma nova pessoa que meu negócio existe e é único? ~

Siga em frente fortalecendo-se dia a dia.

Um grande abraço,

Paula Quintão.