Para que os planos e projetos do seu negócio sejam desenvolvidos com sucesso, precisa-se conhecer as caracteristicas de um empreendedor, pois assim saberá quais rumos seguir e as melhores decisões a tomar.

caracteristicas-de-um-empreendedor

Quais são essas caracteristicas? Como saber detectar as melhores caracteristicas?

Vida Pessoal x Vida Empreendedora

Nós e nossa vontade de fazer acontecer. Nós e nossa sede por avançar em nossos negócios. Nós e nossa luta diária de construção empreendedora. 

Buscamos sempre nos manter focados, produtivos, cheios de energia. Essas são algumas das caracteristicas de um empreendedor.

Mas e quando nossas vidas pessoais nos exigem mais dedicação e não conseguimos olhar como gostaríamos nossos negócios?

A vida no Ocidente, meu caro Empreendedor, como você bem sabe, tem modos de operar muito diferentes da vida no Oriente. Por aqui, compartimentamos as áreas de nossas vidas como se fossem caixinhas, acreditando que uma em nada interfere na outra.

Realmente conseguimos enxergar as caracteristicas de um empreendedor?

Estamos avançando na observação integral do ser humano, mas ainda tendemos, tantas e tantas vezes, a acreditar que uma coisa não interfere na outra. Que nossa vida pessoal nada tem a ver com nossa vida profissional, e que nossa saúde nada tem a ver com nossos pensamentos. Vamos separando o inseparável.

A vida pessoal e a vida empreendedora andam de mãos dadas, muito mais unidas do que acreditamos.

Hoje, vamos falar sobre nossa luta por conciliar vida pessoal e vida empreendedora, algumas ferramentas práticas a deixarem sua vida mais leve e saber reconhecer as caracteristicas de um empreendedor.

O QUE ESTÁ SOB NOSSO FOCO, CRESCE

Aquilo que concentramos nossa atenção cresce e se desenvolve.

É a lei da natureza.

Tudo aquilo a que nos dedicamos e está sob nosso foco, tende a ganhar mais força do que aqueles projetos, planos, movimentos que deixamos guardados dentro do cantinho do quarto.

Há uma aparente dualidade entre “vida pessoal” e “vida empreendedora” e a síndrome  do empreendedor 24 horas atinge muitos de nós: como queremos tanto que a nossa vida empreendedora venha com os frutos da dedicação, assumimos a postura de nos dedicar por muitas e muitas e muitas horas diárias ao nosso negócio. Essa é umas das principais caracteristicas de um empreendedor, dedicação, mas entenderemos como fazer isso de maneira correta.

Sequer nos permitimos colocar na agenda a atividade física, os momentos em família, as idas ao cinema, as tardes vazias só para ouvirmos o silêncio.

Em maior ou menor grau, vamos nos sobrecarregando com a meta de “querer fazer dar certo” e não nos permitimos viver nossas vidas pessoais.

Como poderíamos, portanto, conciliar as forças?!

FERRAMENTAS DE LEVEZA

Tendemos a acreditar que é a velocidade que nos faz chegar mais rápido em nossos objetivos. É também típico da cultura ocidental a pressa, o atropelamento dos processos, a corrida ao invés da caminhada.

Mas dentro de qualquer jornada de construção, é o plantio dedicado, esse que respeita os tempos da natureza e segue com constância que gera frutos e resultados, eis aí mais uma das caracteristicas de um empreendedor que é muito importante seguir, a calma.

Temos igualmente a tendência de acreditar que é o volume de horas dedicadas que nos faz ter sucesso em algo. E eu posso te dizer que “cortar o tempo em horas” é igualmente uma tendência ocidental.

Precisamos esquecer as horas e precisamos esquecer a pressa. Precisamos mudar essa chave e substituí-la por outra.

O que vai nos trazer resultados empreendedores positivos é estratégia aplicada, é usar as caracteristicas de um empreendedor da forma correta. Ou seja, é ter um “modo de fazer” bem planejado por nós e colocado em prática o mais objetivamente possível.

Não é nos privar da companhia das pessoas que amamos. Não é ficar sem nossas atividades físicas. Não é eliminar os dias de férias. Não é enlouquecer quando estamos doentes e impedidos de fazer nossa parte.

É criar estratégias sólidas e bem pensadas em nosso negócio e aplicá-las, dedicadamente, dia após dia.

É compreender que haverá dias que não vamos conseguir fazer o que nos propusemos, mas que a viagem empreendedora não foi cancelada por causa disso.

É entender que, como humanos, muitas vezes vai nos faltar força e motivação para colocar as estratégias em ação, e que nesses momentos será preciso nos obrigar a sair da cama.

Se pensarmos com cuidado nas caracteristicas de um empreendedor e saber usá-las me maneira correta, o sucesso com certeza virá.

“Faça o que tem que ser feito” é o nosso lema empreendedor e é a ferramenta que mais nos fortalece nessa jornada.

Vamos em frente!

Paula Quintão.