“Se escutar uma voz dentro de você dizendo “Você não é um pintor”, então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada”.  Vincent Van Gogh

A vida é uma viagem, um transitar por caminhos de aprendizado, de descoberta. Durante a minha vida sempre busquei novas aventuras, novas realizações pessoais e profissionais, procurei conhecer e aprender coisas novas. Viajei por lugares incríveis ouvindo e sentindo a natureza, sendo observadora de um mundo que energiza, transforma e cresce em harmonia.

Mas meu espirito de aventura e de descoberta as vezes foi silenciado por uma voz interior que procurava segurança, estabilidade e conforto.  Durante muitos anos me senti “dividida”, uma parte de mim procurando liberdade e uma vida sem horários, sendo líder do meu próprio projeto de vida,  e outra parte de mim  reclamando uma vida segura e tranquila.

Durante bastante tempo um impulso dentro de mim foi ficando mais claro, mais forte. Eu sabia que estava numa trilha profissional que não me fazia feliz, não era o que eu sonhava.  Eu era bem sucedida, com uma carreira próspera, mas não me sentia que essa fosse a minha missão na vida. Como sair deste caminho?  O que fazer?

Neste momento de dúvidas, decidi começar uma viagem de descoberta diferente, um caminho de autoconhecimento através do Coaching, o destino da viagem era eu!

Assim comecei a me fazer perguntas poderosas e a focar toda a atenção em mim. Fiquei meses  ouvindo meu coração e fui  sincera comigo mesma.  Consegui ficar em paz, me aceitando, com todas as minhas forças e limitações, com todas as minhas virtudes e meus defeitos.

Neste processo de autoconhecimento a vida também me colocou a prova, me testou,  passei por momentos de muita dor e angustia, mas sai muito fortalecida deste caminho! Foi uma trilha íngreme e cheia de obstáculos mas valeu muito à pena!   Consegui entender com clareza e com enorme alegria que o que eu quero é empreender! Foi enorme a minha felicidade quando descobri o que eu realmente queria fazer. Quero ter a minha empresa, ajudar a outras pessoas a transformar a propria  vidas usando o Coaching e as Viagens como método de transformação.

Procurei entender também quais eram minhas razões para sair de um trabalho seguro, com beneficios e estabilidade e começar um projeto de empreendedora.  Por que iria a abandonar o que tinha conquistado para ir em busca de um sonho? Por que me arriscar por um projeto que era uma idéia, que só existia na minha mente e no meu coração?

Uma das minhas paixões é a leitura. Os livros sempre foram para mim uma grande fonte de inspiração e uma historia em particular deu um sentido novo para meu propósito de vida.

O livro “O banquete” do filósofo grego Platão (380 a.c.), conta o que aconteceu num simpósio, numa reunião de grandes oradores e filósofos. Os participantes desse banquete, entre eles Sócrates, tiveram como objetivo durante o evento, fazer um elogio ao Deus do amor: “Eros”.

Nesta narrativa muito rica Platão expõe que existem diversas modalidades de amor:  um amor terrenal (amor comum) e um amor celeste, que leva ao conhecimento.

Platão fala que o amor se concretiza na procriação do Belo. Procriação nos filhos e procriação  espiritual, atraves das nossas obras no mundo: “criação do pensamento e das demais virtudes”.

Fiquei maravilhada  com esta maneira de descrever o Amor, como a busca pelo que faz bem e pela beleza, porque assim eu interpreto a busca e conquista de uma carreira ou uma profissão que nos dê satisfações e alegrias.

Porque unicamente quando nos amamos de verdade, quando buscamos o Bem e a Beleza para nós, é que estaremos de verdade alinhados com o nosso propósito de vida. Assim faremos a diferença na vida das outras pessoas também.

Que maneira mais linda de entender o meu desejo de ser empreendedora como um ato de amor, amor a mim mesma para desenvolver meus talentos como ao mundo para ser uma força transformadora!.  Acredito que empreender não significa somente a ação prática de criar um negócio próprio. Empreender também está relacionado com inovar e transformar idéias em realidades, superando obstáculos e aprendendo no processo. Empreender é deixar um legado ao mundo, atraves da nossa mensagem unica. Empreender é manifestar o amor executando nossas habilidades, impactando positivamente a vida das outras pessoas.

Empreender é coragem para concretizar idéias e sonhos, sendo remunerados por isso ao agregar valor. Ao final todas as nossas criações, poemas, inventos e obras de arte são legados para o mundo, são formas de imortalizar a nossa alma e a nossa mensagem.

Acredito que nós empreendores somos criadores, somos construtores de pontes e caminhos para que o nosso produto ou serviço possa alcançar o maior numero de pessoas.  Assim além de nos transformarmos no processo, mudamos o mundo.

No meu caminho de autoconhecimento, passei por muitos momentos de indecisão, de dúvidas e de fraquezas.  Sou eternamente grata a muitas pessoas que estão e que passaram pela minha vida sendo exemplos que me guiam no caminhar, são como anjos que me cuidam e que me dão forças. Minha grande fonte de inspiração, meu pai, hoje não está mais neste mundo, mas está presente no meu coração e me ajuda para nunca desistir.

É muito importante identificar os motivos pelos quais vale a pena lutar, as razões para viver cada dia e para seguir em frente.

Hoje sigo a estrada do empreendedorismo com determinação, com esperança e com alegria, motivada para impactar positivamente a vida das outras pessoas.

Espero ao final da minha vida olhar para atras o caminho percorrido, com emoção e satisfação, feliz de ter lutado e me esforçado para concretizar meus sonhos.

Assim quando partir, será com a sensação de ter feito o melhor.

Será  minha ultima viagem,  o destino final do enorme caminho de aprendizado.

Dolores Piñeiro