“Ninguém é Igual a Ninguém”: Entenda Como Essa Vantagem Pode Ser Um Forte Diferencial No Seu Negócio

 

Quantas manicures você  conhece?

E quantos Chefs de cozinha?

São tantos que muitas vezes pensamos que é muito difícil alguém se destacar em um mercado tão cheio de concorrência, não é?

Imagina! Tem uma manicure em cada salão de beleza, ou seja, quase cada uma a cada duas quadras. E a mesma regra se aplica a restaurantes.

Tá… Tudo bem que bons restaurantes são mais raros de se ver por aí, mas ainda assim conhecemos pelo menos uma meia dúzia em nossas cidades que valem mesmo a pena frequentar.

Puxa Mirelle, é complicado mesmo se destacar nesse mar de gente disponível no mercado, né?

Mesmo quem oferece um serviço de qualidade, parece que muitas vezes nem sequer é lembrado pela maioria dos clientes.

Realmente não é uma tarefa das mais fáceis.

No entanto, quer ouvir uma boa notícia?  É totalmente possível fazer a diferença. E a resposta para esse dilema está em uma notícia melhor ainda: você usará uma ferramenta que só você tem.

O que quero dizer é que os seus gostos, seu carisma, sua criatividade, seu conhecimento e até mesmo a sua loucura são capazes de destacá-lo da multidão.

E sabe o que mais? Todos esses elementos são tão seus que nenhuma pessoa no mundo consegue dar um Ctrl+C e Ctrl+V neles.

Ninguém consegue ser igual a você, e isso o torna bem interessante.

Let It Go

Não esconda sua paixão em assistir filmes da Disney, estamos juntas \o/, use isso na sua comunicação.

Não tenha vergonha de gostar de falar da vida dos famosos, dê um let it go nisso e passe a  usar como um forte diferencial a seu favor. Sim, o let it go foi intencional, citando um filme da Disney que eu amo, “Frozen: Uma Aventura Congelante”.

Gosta de dançar, cozinhar, praticar yoga?  Use isso!

Aha, mas eu sou dentista o que os desenhos da Disney, dança, cozinha e práticas de yoga têm a ver com minha profissão? É impossível usar essa dica.

Bem, então você quer ser igual a todos as dentistas? Ser colocada em caixas brancas com seu jaleco. Ótimo, você pode ser um bom dentista assim, mas não será único e estará usando o Ctrl+C e Ctrl+V padrão dos milhões de outros dentistas espalhados por todo o globo. 

Mas eu sei que você não cabe em uma caixa branca, está louca para transbordar. Não é?

Vamos colocar suas paixões, seu tempero, sua cara, no seu trabalho?

Como Temperar o Seu Trabalho Com As Coisas Que Ama

Primeira coisa que você precisa fazer é listar o que você gosta e em outra coluna o que você faz para gerar dinheiro.

Vamos ver um exemplo disto?

Coisas Que Eu Gosto:

  • Cozinhar
  • Ler
  • Dançar
  • Filmes da Disney
  • Coisas Relacionadas a Meu Trabalho:
  • Marketing
  • Pedagogia
  • Aulas

Ok, essas são algumas das minhas paixões. Tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Agora precisamos listar em quais momentos você se comunica com o seu  cliente, o que ele vê quando está tratando com você na comunicação verbal e não verbal.

Ou seja, itens como:

A decoração da sua sala de atendimento.

A decoração do local onde você grava os seus vídeos de venda ou conteúdos.

Roupas, maquiagem, cabelo.

Comunicação usada nos E-mails Marketing.

Seu perfil no Instragram

Sua Fanpage no Facebook

Vamos pegar o exemplo acima.

Trabalha com marketing e gosta de dançar? Quem sabe encaixamos toda sensualidade da dança na sua comunicação?

Que tal colorir a caixa branca do exemplo da dentista? Dentista e ama Yoga? Decoração do consultório pode ter frases, mensagens da Yoga, mandalas…

O “Insta” pode ter muitas fotos de pessoas sorrindo e fazendo posturas de Yoga. Palestras com parceria entre professores de Yoga e a dentista, cuidando do corpo e da mente. Os dois estão relacionados a saúde, una-os.

Autoconhecimento e Empreendedorismo

O que mais irá ajudar você a mostrar suas paixões no seu negócio, é se conhecer.

Para mim o autoconhecimento e o empreendedorismos caminham abraçados nessa vida. Lá estão os dois agarrados e às vezes rindo de nossas crises.

Quando você passa a se conhecer, torna-se fácil deixar cada pedaço de você ainda mais interessante. Aquilo que você mostraria só para seu esposo ou amigos íntimos, aparecerá.

2 Exemplos de Como Esta Estratégia Funciona:

Vou deixar 2 exemplos reais nesse post. São duas pessoas com profissões diferentes, com faturamentos diferentes e realidades diferentes, mas que mostram suas paixões em cada trabalho que realizam.

Andrea é manicure e criou o “Mãos de Bonecas”.

Montou o salão dentro de uma casa de boneca. Teve a ideia no dia em que foi arrumar a brincadeira para sua filha de 5 anos.

A decoração do salão é toda baseada na cor rosa, identidade de boneca, ela mesma parece se parece com uma Barbie, não é mesmo?

Já o Alex Atala é chefe de cozinha e criou o D.O.M.

Bons Chefs, existem aos milhares, mas nenhum é como ele que colocou no prato toda sua paixão pela Amazônia. Seus pratos são incríveis e únicos; e em nenhum lugar do mundo você vai comer algo com a mesma apresentação que ele usa. Parece até que fica mais apetitoso.

Indico fortemente o episódio do “Chef’s Table” que foi gravado com ele, você passará a se encher de ideias e entender o motivo do Atala ser um dos maiores chefs mundiais.
Eu fui no restaurante dele, o D.O.M, após assistir a este episódio. E queria entender como funciona o “sabor da paixão dele”.  O local dele exibe todo seu entusiasmo por nossas matas: a comida reflete o que há de melhor na fauna e flora brasileira. É apaixonante!

Assista mesmo ao episódio do “Chef’s Table” com ele e depois me conta o que achou. Inclusive, como lição de casa, assista a todos os episódios desse programa, pois você verá que cada chef carrega de tempero e paixão ao seu prato. E por tempero entenda que sempre há um algo mais. Um diferencial.

Mas não esquece de me contar o que achou, tá?

E você, qual seu tempero? Como você dança? Como você seduz? Vamos colocar tudo no nosso trabalho? Me conta aqui nos comentários como você pretende “temperar” o seu negócio daqui para a frente 😉
Beijos. Mirelle Borges.