Aprender e empreender são palavras parecidas na grafia e não é (ou não deveria ser) por acaso.

Sempre fui viciado em aprendizado, e sempre procurei beber da maior variedade de fontes de informação para costurar os alegres retalhos daquele que sou hoje.

Formado pelos números, pelas viagens e pela vontade de aprender, posso dizer que nunca pensei muito em empreender. Tinha em minha cabeça o estereótipo de um empreendedor como alguém que acorda as 6 da manhã, veste uma gravata, um sorriso qualquer, e sai para negociar minutas, contratos e processos.

Nunca gostei de acordar as 6 da manhã, nunca me senti confortável usando uma gravata e nunca tive a menor paciência com papéis. Quanto aos sorriso, estes sempre me encantaram.

Existem sorrisos de diversos tipos, mas eu prefiro aquele que também faz sorrir os olhos. Eu não sei explicar esse tipo de sorriso, mas você certamente consegue entender de qual estou falando.

Meu objetivo em viver é somar cada dia mais sorrisos desse tipo. A mim, e a todos aqueles aos quais posso proporcioná-los.

Muito tive que aprender até realmente entender o que é empreender. Empreender é realizar. Empreender é fazer, criar, transformar. Empreender é antônimo de estagnar, posso lhe afirmar.

Empreender não é necessariamente criar uma grande empresa, ter uma ideia inovadora ou erguer um império cheio de cifras e números em torno de si.

Empreender é olhar pra dentro, muito antes de construir pra fora.

Empreender é arriscar, e também errar.

Empreender é praticar, cobiçar, enriquecer

Seja lá qual moeda escolher

Empreender é arar, plantar e adubar

É ensolarar, sombrear, regar, pra então colher

Empreender é ensinar

E acima de tudo, empreender é aprender.

Tome muito cuidado porém, pois um bom empreendimento, assim como um bom aprendizado requer muita dedicação, e também muita persistência.

Persistência é necessária pois as pedras, tijolos e muros no caminho aparecerão. Nessas situações será preciso se elevar, para olhar mais longe, acreditando que pontes surgirão.

Mais que empreender em seu negócio, lhe aconselho que aprenda a empreender na sua vida.

Inspire-se, ilumine-se, preserve-se e ultrapasse-se e empreenda-se

Não se constrói nada grande sem estar-se pleno de grandeza.